APRESENTAÇÃO
Caro (a) aluno (a),
Sabemos que, estamos muito
aquém (abaixo) das expectativas de atender ao que foi planejado e desejado para
cumprirmos a programação a ser dada no conteúdo do 1º ano.
Mas acho que diante os
desafios em geral que estamos vivenciando, precisamos avançar um pouco, mesmo
sem a explicação presencial e traçarmos metas de compromisso e leitura, a
título de informações, a fim de que seja passada uma pequena orientação e noção
da parte específica de LITERATURA BRASILEIRA.
Caminhando ao seu lado,
intermediando e auxiliando no que for possível é que estou enviando a partir de
agora este “pequeno módulo” (subdividindo-o em módulo 1, 2 e 3 ) onde fiz a montagem com base em pesquisa de alguns sites que
trazem uma linguagem bastante clara de uma pequena introdução ao conteúdo, também consta para mais aprofundamento no livro didático de vocês.
O conteúdo será distribuído
aos poucos a medida que for escalada as aulas nos cronogramas semanais.
Pensando nisso, estarei subdividindo conforme sequência abaixo no índice
apresentado.
Lembre-se: o seu esforço e a sua dedicação são os fatores mais
importantes para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal.
Bom
estudo! Bom aproveitamento!
MÓDULO: 01
Bem-vindo ao mundo magnífico da
Literatura!
ÍNDICE:
LITERATURA
BRASILEIRA
- v O
que é Literatura?
- v Linguagem literária (conotação e denotação)
- v Texto literário e texto não – literário
- v Formas literárias
(prosa e verso)
- v Gêneros literários
- v Movimentos literários
COLÉGIO
ESTADUAL JOSÉ RIBEIRO PAMPONET
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Literatura: a arte da palavra
Muito se ouve falar de ARTE. Arte popular,
arte erudita, arte moderna, arte clássica... Enfim, percebemos que a arte está
em toda parte e em todos os momentos de nossas vidas, manifestando-se por meio
da música, do teatro, da dança, das imagens e da palavra, nos momentos de felicidade,
de prazer, de reflexão, de indignação, raiva, medo etc. Assim, a Arte
manifesta-se de várias formas e em situações diversas.
Ao longo de sua história, o homem utilizou
diferentes instrumentos e linguagens como forma de expressão artística: as
cores, os sons, os gestos, a expressão corporal, as palavras, entre outros.
Surgiram, assim, as diferentes manifestações artísticas: a pintura, a
escultura, a arquitetura, a dança, a música, a literatura.
E o que é a
literatura? Qual a diferença entre um texto literário e não literário? Por que
apreciamos um texto literário de maneira tão diferente do que um texto não
literário? O que leva o homem a produzir e apreciar literatura?
O que é Literatura?
Literatura é a
arte da palavra.
Você já
deve ter lido alguns tipos de texto literário, como poemas, contos, romances,
crônicas etc.
LITERATURA
A literatura é uma forma artística de representação da
realidade. Literatura é ficção; é a recriação de uma realidade, através de
palavras que são combinadas de maneira pessoal, criativa, subjetiva. A combinação
revela a maneira individual de cada escritor interpretar a realidade.
A
literatura permite-nos ver o mundo de uma forma diferente, sob outra
perspectiva. Os textos literários recriam a realidade, a vida.
Esta é a
função do texto literário: fazer-nos perceber um novo olhar sobre um fato
comum.
Uma característica
especial da literatura é que o seu mundo é ficção e seus contornos são
ficcionais também. Tudo é possível e passa a existir, quando falamos de
literatura.
O processo de criação do
texto literário envolve uma capacidade dos autores para criar uma nova dimensão
(estética ou artística) da realidade, com uma intenção estética, que
não se encontra, necessariamente, vinculada ao mundo real.
Por isso
dizemos que, na literatura, temos um mundo ficcional, uma visão
individual (subjetiva) de aspectos da realidade que não tem compromisso algum com
o caráter documental ou com a realidade concreta tal qual ela nos é apresentada
de fato. Por isso, também faz parte da literatura a intenção lúdica, de
criação e de imaginação.
Verbete |
Mundo
ficcional - é relativo à ficção. Ficção é toda e qualquer interpretação, criação
ou adaptação imaginária da realidade. |
Intenção
estética - é uma maneira particular de dar vida à experiência humana,
ultrapassando e transgredindo os limites da observação de fatos. Pela
estética, construímos outros modelos de realidade, mediados pela ficção e
reinterpretamos não somente o mundo real, mas também um mundo dos possíveis. |
Intenção
lúdica - é o jogo de sentidos, criado na obra literária ou artística,
visando ativar o lado criativo, imaginativo. Pode se manifestar em dois
planos: o real (denotativo) e o figurado (conotativo). |
Outra função da literatura é fazer o homem
refletir e questionar a realidade em que vive, conforme seus anseios,
expectativas e vivências no mundo que o cerca, dentro da sociedade de que faz
parte.
Como uma obra de arte, a literatura
representa a manifestação do artista diante da realidade de seu tempo, a
maneira como essa realidade é percebida pelo artista, em sua época e em seu
espaço, de acordo com sua visão de mundo, suas impressões e emoções diante das
várias situações vivenciadas e experimentadas. E o espectador dessa obra de
arte vivencia o estado de espírito do artista, questiona essa realidade
recriada na obra, que estimula novas sensações. Por isso, a arte tem uma função
social, pois agrega os indivíduos de um grupo social e permite a reflexão do
mundo que os cerca.
LINGUAGEM
LITERÁRIA
DENOTAÇÃO
E CONOTAÇÃO:
A denotação
refere-se ao sentido usual ou literal atribuído à palavra, àquele que está
no dicionário. Seu sentido é claro, explícito, objetivo, designando os objetos
e seres do mundo de forma que todos os reconheçam, a partir de uma mesma
descrição.
A linguagem denotativa ou referencial é
usada em textos informativos, como em jornais, bulas de remédios, em um manual
de instruções, textos científicos, documentos diversos etc.
A conotação refere-se à
ampliação dos sentidos de uma palavra, de maneira contextualizada. Dizemos que
a palavra assume um novo sentido em função da necessidade de se retratar ou
referir-se a uma outra realidade ou a um símbolo.
Por exemplo, quando dizemos: “Ele perdeu a
cabeça”, não estamos querendo dizer que ele realmente perdeu sua cabeça, mas
sim que ele se descontrolou; quando dizemos “Ela é uma Maria vai com as
outras”, queremos dizer que ela se deixa influenciar facilmente pelos outros,
não tem opinião própria, e assim por diante.
Em geral, ao usar a conotação, atribuímos
um caráter lúdico à palavra – resultante de um jogo de sentidos – e ela passa
a representar ou a evocar outras realidades ou sentidos por associações que
esse emprego provoca.
A linguagem conotativa ou
figurada é muito utilizada, em textos literários, alguns textos publicitários,
piadas, provérbios ou ditos populares etc. Mas é importante que você tenha em
mente que também empregamos a conotação em nossa linguagem cotidiana, ainda que
não tenhamos consciência disso.
Observe o quadro a seguir:
DENOTAÇÃO
Emprego
da palavra no seu sentido real, próprio, encontrado no dicionário;
Não
possibilita dupla interpretação;
Linguagem
mais utilizada em textos científicos e técnicos.
CONOTAÇÃO
Emprego
da palavra com sentido figurado, subjetivo, poético, produzido pelo contexto;
Possibilita
dupla interpretação;
Linguagem
utilizada em textos publicitários, poemas, músicas, etc.
A linguagem
literária é conotativa,
utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem
sentidos mais amplos do que geralmente possuem.
Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das
palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.
A linguagem não literária é
objetiva, denotativa,
preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio,
utilitário, sem preocupação artística.
Portanto, a literatura é de grande importância, porque é a expressão do ser
humano e da vida, e porque retrata épocas, costumes e ideias.
Esse modo especial (conotativo) de
usar as palavras é o que possibilita a multiplicidade de interpretações e o
encantamento dos textos literários com os quais
você vai estar em contato freqüente, ao estudar a literatura brasileira.
Para
verificar se você entendeu o que é denotação e conotação, faça as
atividades a seguir em
seu caderno.
OBS: LEMBRANDO QUE SÓ É NECESSÁRIO CONSTAR AS
RESPOSTAS DE MANEIRA ENUMERADA, NÃO NECESSITA RECOPIAR AS QUESTÕES.
EXERCíCIO
Sobre
a linguagem não literária é correto afirmar, exceto:
a)
É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo.
b)
Sua principal característica é a objetividade.
c)
Utiliza recursos como a conotação para conferir às palavras sentidos mais
amplos do que elas realmente possuem.
d)
Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras,
sem metáforas ou preocupações artísticas.
2- São
características da linguagem literária, EXCETO:
a)
Variabilidade.
b) Multissignificação.
c)
Denotação.
d)
Liberdade na criação.
e)
Complexidade.
TEXTO I
Leia os fragmentos abaixo para responder à
questão:
O açúcar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por
milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o
Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em
Ipanema.
Fonte:
“O açúcar” (Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro, Civilização
Brasileira, 1980, pp.227-228)
TEXTO II
A cana-de-açúcar
Originária da Ásia, a cana-de-açúcar foi
introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A região
que durante séculos foi a grande produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona
da Mata nordestina, onde os férteis solos de massapé, além da menor distância
em relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo.
Atualmente, o maior produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de
Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de produzir o açúcar,
que em parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve
também para a produção de álcool, importante nos dias atuais como fonte de
energia e de bebidas. A imensa expansão dos canaviais no Brasil, especialmente
em São Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível.
Com relação aos textos I e II, assinale a
opção incorreta:
a) No texto I, em lugar de apenas informar
sobre o real, ou de produzi-lo, a expressão literária é utilizada
principalmente como um meio de refletir e recriar a realidade.
b) No texto II, de expressão não
literária, o autor informa o leitor sobre a origem da cana-de-açúcar, os
lugares onde é produzida, como teve início seu cultivo no Brasil, etc.
c) O texto I parte de uma palavra do
domínio comum – açúcar – e vai ampliando seu potencial significativo,
explorando recursos formais para estabelecer um paralelo entre o açúcar –
branco, doce, puro – e a vida do trabalhador que o produz – dura, amarga,
triste.
d) No texto I, a expressão literária
desconstrói hábitos de linguagem, baseando sua recriação no aproveitamento de
novas formas de dizer.
e) O texto II não é literário porque,
diferentemente do literário, parte de um aspecto da realidade, e não da
imaginação.
1.
Observe as frases abaixo e assinale as que estão no sentido
conotativo.
a-
( ) "Sem aviso, o vento vira uma
página da vida! "
b-
( ) "Não faça tempestade em copo d'
água"
c-
( ) Durante o verão, a tempestade é
comum.
d-
( ) A justiça é cega.
e-
( ) Chapeuzinho Vermelho percorria os
bosques até a casa da vovozinha.
f-
( ) Nos meus pensamentos, ando perdido
nos bosques da minha infância.
g-
( ) "A alma se aquece na chama das
cores."
h-
( ) "Foi um rio que passou em minha
vida e meu coração se deixou levar."
i- ( ) Desejo ver a imensidão do rio Paraná.
Observe atentamente a
história em quadrinhos a seguir:
2.
Como você pôde notar, o uso conotativo das palavras pode provocar duplo sentido,como nesta história em
quadrinhos.
Agora,
responda em seu caderno:
a)
Que palavra da história em quadrinhos, por ter duplo sentido, provocou o mal
entendido entre os personagens?
b)
A palavra "fogo", para o marido, tinha qual significado?
c)
A palavra "fogo" ouvida pelo personagem pintor teve o mesmo
significado que para o marido? Qual foi, para o pintor, o significado dessa
palavra?
d)
Qual dos dois personagens usou a palavra no sentido conotativo?
Assista o vídeo abaixo sobre Sentido Conotativo e Sentido Denotativo
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