APRESENTAÇÃO

Caro (a) aluno (a),

Sabemos que, estamos muito aquém (abaixo) das expectativas de atender ao que foi planejado e desejado para cumprirmos a programação a ser dada no conteúdo do 1º ano.

Mas acho que diante os desafios em geral que estamos vivenciando, precisamos avançar um pouco, mesmo sem a explicação presencial e traçarmos metas de compromisso e leitura, a título de informações, a fim de que seja passada uma pequena orientação e noção da parte específica de LITERATURA BRASILEIRA.

Caminhando ao seu lado, intermediando e auxiliando no que for possível é que estou enviando a partir de agora este “pequeno módulo” (subdividindo-o em módulo 1, 2 e 3 ) onde fiz a montagem com base em pesquisa de alguns sites que trazem uma linguagem bastante clara de uma pequena introdução ao conteúdo, também consta para mais aprofundamento no livro didático de vocês.

O conteúdo será distribuído aos poucos a medida que for escalada as aulas nos cronogramas semanais. Pensando nisso, estarei subdividindo conforme sequência abaixo no índice apresentado.

Lembre-se: o seu esforço e a sua dedicação são os fatores mais importantes para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal.


Bom estudo! Bom aproveitamento!



MÓDULO: 01

Bem-vindo ao mun­do magnífico da Literatura!

 

ÍNDICE:

LITERATURA BRASILEIRA

 

  • v O que é Literatura?
  • v Linguagem literária (conotação e denotação)
  • v Texto literário e texto não – literário
  • v Formas literárias (prosa e verso)
  • v Gêneros literários
  • v  Movimentos literários 

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ RIBEIRO PAMPONET

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

 

 

 Literatura: a arte da palavra

 

 

 Muito se ouve falar de ARTE. Arte popular, arte erudita, arte moder­na, arte clássica... Enfim, percebemos que a arte está em toda parte e em todos os momentos de nossas vidas, manifestando-se por meio da música, do teatro, da dança, das imagens e da palavra, nos momentos de felicidade, de prazer, de reflexão, de indignação, raiva, medo etc. Assim, a Arte manifesta-se de várias formas e em situações diversas.

 Ao longo de sua história, o homem utilizou diferentes instrumentos e lin­guagens como forma de expressão artística: as cores, os sons, os gestos, a expres­são corporal, as palavras, entre outros. Surgiram, assim, as diferentes manifesta­ções artísticas: a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, a música, a literatura.

E o que é a literatura? Qual a diferença entre um texto literário e não lite­rário? Por que apreciamos um texto literário de maneira tão diferente do que um texto não literário? O que leva o homem a produzir e apreciar literatura?

 

O que é Literatura?

Literatura é a arte da palavra.

Você já deve ter lido alguns tipos de texto literário, como poemas, contos, romances, crônicas etc.

LITERATURA

 A literatura é uma forma artística de representação da realidade. Literatura é ficção; é a recriação de uma realidade, através de palavras que são combinadas de maneira pessoal, criativa, subjetiva. A combinação revela a maneira individual de cada escritor interpretar a realidade.

 

A literatura permite-nos ver o mundo de uma forma diferente, sob outra perspectiva. Os textos literários recriam a realidade, a vida.

Esta é a função do texto literário: fazer-nos perceber um novo olhar sobre um fato comum.

Uma característica especial da literatura é que o seu mundo é ficção e seus contornos são ficcionais também. Tudo é possível e passa a existir, quando falamos de literatura.

O processo de criação do texto literário envolve uma capacidade dos autores para criar uma nova dimensão (estéti­ca ou artística) da realidade, com uma intenção estética, que não se encontra, necessariamente, vinculada ao mundo real.

Por isso dizemos que, na literatura, temos um mundo ficcional, uma visão individual (subjetiva) de aspectos da realidade que não tem compromisso algum com o caráter documental ou com a realidade concreta tal qual ela nos é apresentada de fato. Por isso, também faz parte da literatura a intenção lúdica, de criação e de imaginação.

Verbete

Mundo ficcional - é relativo à ficção. Ficção é toda e qualquer interpretação, criação ou adaptação imaginária da realidade.

Intenção estética - é uma maneira particular de dar vida à experiência humana, ultrapassando e transgredindo os limites da observação de fatos. Pela estética, construímos outros modelos de realidade, mediados pela ficção e reinterpretamos não somente o mundo real, mas também um mundo dos possíveis.

Intenção lúdica - é o jogo de sentidos, criado na obra literária ou artística, visando ativar o lado criativo, imaginativo. Pode se manifestar em dois planos: o real (denotativo) e o figurado (conotativo).

 

   Outra função da literatura é fazer o homem refletir e questionar a realidade em que vive, conforme seus an­seios, expectativas e vivências no mundo que o cerca, dentro da sociedade de que faz parte.

   Como uma obra de arte, a literatura representa a manifestação do artista diante da realidade de seu tempo, a maneira como essa realidade é percebida pelo artista, em sua época e em seu espaço, de acordo com sua visão de mundo, suas impressões e emoções diante das várias situações vivenciadas e experimentadas. E o espectador dessa obra de arte vivencia o estado de espírito do artista, questiona essa realidade recriada na obra, que estimula novas sensações. Por isso, a arte tem uma função social, pois agrega os indivíduos de um grupo social e permite a reflexão do mundo que os cerca.

 

LINGUAGEM LITERÁRIA

 

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO:

   

    A denotação refere-se ao sentido usual ou literal atribuído à palavra, àquele que está no dicionário. Seu senti­do é claro, explícito, objetivo, designando os objetos e seres do mundo de forma que todos os reconheçam, a partir de uma mesma descrição.

    A linguagem denotativa ou referencial é usada em textos informativos, como em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções, textos científicos, documentos diversos etc.

    A conotação refere-se à ampliação dos sentidos de uma palavra, de maneira contextualizada. Dizemos que a palavra assume um novo sentido em função da necessidade de se retratar ou referir-se a uma outra realidade ou a um símbolo.

    Por exemplo, quando dizemos: “Ele perdeu a cabeça”, não estamos querendo dizer que ele realmente perdeu sua cabeça, mas sim que ele se descontrolou; quando dizemos “Ela é uma Maria vai com as outras”, queremos dizer que ela se deixa influenciar facilmente pelos outros, não tem opinião própria, e assim por diante.

    Em geral, ao usar a conotação, atribuímos um caráter lúdico à palavra – resultante de um jogo de sentidos – e ela passa a representar ou a evocar outras realidades ou sentidos por associações que esse emprego provoca.

    A linguagem conotativa ou figurada é muito utilizada, em textos literários, alguns textos publicitários, piadas, provérbios ou ditos populares etc. Mas é importante que você tenha em mente que também empregamos a conotação em nossa linguagem cotidiana, ainda que não tenhamos consciência disso.

    Observe o quadro a seguir:


DENOTAÇÃO

Emprego da palavra no seu sentido real, próprio, encontrado no dicionário;

Não possibilita dupla interpretação;

Linguagem mais utilizada em textos científicos e técnicos.

CONOTAÇÃO

Emprego da palavra com sentido figurado, subjetivo, poético, produzido pelo contexto;

Possibilita dupla interpretação;

Linguagem utilizada em textos publicitários, poemas, músicas, etc.

 

A linguagem literária é conotativa, utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem sentidos mais amplos do que geralmente possuem.

Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.

A linguagem não literária
 é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.

Portanto, a literatura é de grande importância, porque é a expressão do ser humano e da vida, e porque retrata épocas, costumes e ideias
.

Esse modo especial (conotativo) de usar as palavras é o que possibilita a multiplicidade de interpretações e o encantamento dos textos literários com os quais

você vai estar em contato freqüente, ao estudar a literatura brasileira.

 

Para verificar se você entendeu o que é denotação e conotação, faça as

atividades a seguir em seu caderno.

OBS: LEMBRANDO QUE SÓ É NECESSÁRIO CONSTAR AS RESPOSTAS DE MANEIRA ENUMERADA, NÃO NECESSITA RECOPIAR AS QUESTÕES.


EXERCíCIO

Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, exceto:

a) É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo.

b) Sua principal característica é a objetividade.

c) Utiliza recursos como a conotação para conferir às palavras sentidos mais amplos do que elas realmente possuem.

d) Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações artísticas.

2- São características da linguagem literária, EXCETO:

 

a) Variabilidade.

b) Multissignificação.

c) Denotação.

d) Liberdade na criação.

e) Complexidade.

 

TEXTO I

Leia os fragmentos abaixo para responder à questão:

O açúcar

 

O branco açúcar que adoçará meu café

nesta manhã de Ipanema

não foi produzido por mim

nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro

e afável ao paladar

como beijo de moça, água

na pele, flor

que se dissolve na boca. Mas este açúcar

não foi feito por mim.

Este açúcar veio

da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.

Este açúcar veio

de uma usina de açúcar em Pernambuco

ou no Estado do Rio

e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana

e veio dos canaviais extensos

que não nascem por acaso

no regaço do vale.

Em lugares distantes, onde não há hospital

nem escola,

homens que não sabem ler e morrem de fome

aos 27 anos

plantaram e colheram a cana

que viraria açúcar.

Em usinas escuras,

homens de vida amarga

e dura

produziram este açúcar

branco e puro

com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

Fonte: “O açúcar” (Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980, pp.227-228)

TEXTO II

A cana-de-açúcar

Originária da Ásia, a cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A região que durante séculos foi a grande produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona da Mata nordestina, onde os férteis solos de massapé, além da menor distância em relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo. Atualmente, o maior produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de produzir o açúcar, que em parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve também para a produção de álcool, importante nos dias atuais como fonte de energia e de bebidas. A imensa expansão dos canaviais no Brasil, especialmente em São Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível.

Com relação aos textos I e II, assinale a opção incorreta:

a) No texto I, em lugar de apenas informar sobre o real, ou de produzi-lo, a expressão literária é utilizada principalmente como um meio de refletir e recriar a realidade.

b) No texto II, de expressão não literária, o autor informa o leitor sobre a origem da cana-de-açúcar, os lugares onde é produzida, como teve início seu cultivo no Brasil, etc.

c) O texto I parte de uma palavra do domínio comum – açúcar – e vai ampliando seu potencial significativo, explorando recursos formais para estabelecer um paralelo entre o açúcar – branco, doce, puro – e a vida do trabalhador que o produz – dura, amarga, triste.

d) No texto I, a expressão literária desconstrói hábitos de linguagem, baseando sua recriação no aproveitamento de novas formas de dizer.

e) O texto II não é literário porque, diferentemente do literário, parte de um aspecto da realidade, e não da imaginação.

 

 

1. Observe as frases abaixo e assinale as que estão no sentido conotativo.

a- (  ) "Sem aviso, o vento vira uma página da vida! "

b- (  ) "Não faça tempestade em copo d' água"

c- (  ) Durante o verão, a tempestade é comum.

d- (  ) A justiça é cega.

e- (  ) Chapeuzinho Vermelho percorria os bosques até a casa da vovozinha.

f- (  ) Nos meus pensamentos, ando perdido nos bosques da minha infância.

g- (  ) "A alma se aquece na chama das cores."

h- (  ) "Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar."

i- (  ) Desejo ver a imensidão do rio Paraná.

 

Observe atentamente a história em quadrinhos a seguir:

2. Como você pôde notar, o uso conotativo das palavras pode provocar duplo sentido,como nesta história em quadrinhos.

Agora, responda em seu caderno:

 

a) Que palavra da história em quadrinhos, por ter duplo sentido, provocou o mal entendido entre os personagens?

 

b) A palavra "fogo", para o marido, tinha qual significado?

 

c) A palavra "fogo" ouvida pelo personagem pintor teve o mesmo significado que para o marido? Qual foi, para o pintor, o significado dessa palavra?

 

d) Qual dos dois personagens usou a palavra no sentido conotativo?

 

 Assista o vídeo abaixo sobre Sentido Conotativo e Sentido Denotativo

 https://youtu.be/yUA0QP3W3iM

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